Plantas do Cerrado, muitas variedades

As plantas do Cerrado são plantas características da região que abrange os estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Minas Gerais, Piauí e Maranhão, e mesmo lá estas plantas não tem tido grande progresso na conservação, pois com os avanços da agricultura elas aos poucos vão desaparecendo do cenário nacional.

Por sofrerem constantemente com as queimadas as plantas do Cerrado apresentam entre as muitas características os troncos tortuosos bem como os galhos, e sempre com árvores de pequeno porte.

As cascas das árvores em geral são muito duras e grossas, o que ajuda a protegê-las do fogo quando este acontece.

Estas árvores também apresentam raízes profundas, pois na época de escassez de água devido a falta da chuva, elas precisam ir para o fundo em busca de umidade suficiente para manter a planta viva.

Além das árvores de pequeno porte, também é possível encontrar nos Cerrados a vegetação que juntamente com as folhas que caem das árvores, formam um tapete natural que impede o ressecamento do solo nos meses secos do ano.

Entre as muitas espécies do Cerrado podemos citar plantas como: Dedaleiro, Angelim do Cerrado, Buriti, Bolsa de Pastor, Jacarandá do Cerrado, Jatobá do Cerrado, Sucupira Preto, Pequizeiro, Pau Amarelo, Colher de Vaqueiro, entre tantas outras espécies, algumas inclusive com propriedades medicinais que podem ser úteis ao ser humano.

plantas do serrado 1
plantas do serrado 2
plantas do serrado 3
plantas do serrado 4
plantas do serrado 5
plantas do serrado 6
plantas do serrado 7
plantas do serrado 8

Confira esses artigos
Árvores para jardim, escolha as melhores
Plantas do cerrado, ajudando na medicina
Plantas para jardim, opções variadas
Reino das plantas, conheça mais
Árvores frutíferas, cuidados na escolha
Plantas para jardim, múltiplas espécies