Plantas do cerrado, ajudando na medicina

As plantas do cerrado são plantas que se adaptam ao clima muito quente possuindo uma casca mais grossa para manter por mais tempo a umidade e assim sobreviver aos longos períodos de estiagem.

O cerrado ocupa pelo menos 20% do território nacional, com mais ou menos 2 milhões de km², sendo uma das principais áreas do ecossistema tropical da terra, onde está contido um terço da flora e da fauna juntas no Brasil, e ainda contendo 5% disso tudo no mundo.

Entre as plantas do cerrado podemos destacar, a Fruta de Lobo, que como o nome já diz, representa 40% da alimentação do Lobo Guará, e além de alimentar o lobo ela ainda é de grande ajuda para a sua digestão, tão importante que na sua ausência o animal não sobrevive.

Outra planta é o Pequizeiro, do qual se aproveita a fruta, e ainda com sua flor se faz um excelente xarope adicionado ao mel para combater gripes e resfriados.

Também a Para-Tudo, uma planta de rara beleza que é muito comum nos cerrados, e ainda o Cipó São João, que com suas flores pode-se fazer um poderoso xarope para tosse.

Em geral as árvores têm os troncos tortos, coberta com cortiça grossa, e isso acontece devido ao efeito do fogo que é comum nesta região, causando grandes danos a toda a vegetação.

plantas do cerrado 1
plantas do cerrado 2
plantas do cerrado 3
plantas do cerrado 4
plantas do cerrado 5
plantas do cerrado 6
plantas do cerrado 7
plantas do cerrado 8
plantas do cerrado 9

Confira esses artigos
Plantas do Cerrado, muitas variedades
Plantas artificiais, dispensando cuidados
Plantas aquáticas de aquário
Plantas artificiais, para decorar
Plantas na decoração, cuidados na escolha
Plantas aquáticas, importantes para a vida