Plantas aquáticas, importantes para a vida

Oferecendo uma riqueza espetacular as plantas aquáticas é motivo de grande interesse por parte dos cientistas e outros especialistas em plantas, pois estas oferecem muitos nutrientes que podem ser usados para vários fins, especialmente para a saúde.

E o Brasil é um país muito rico em ecossistemas aquáticos, onde especialmente no Pantanal do Mato Grosso podem ser encontradas inúmeras variedades.

Entre tantas plantas aquáticas que podem ser encontradas, podemos citar a famosa vitória-régia, e também a menor planta aquática que tem flores, as lentilhas d água, e as duas crescem juntas no mesmo ambiente.

As plantas aquáticas são de grande importância na natureza, pois elas abrigam entre as folhas e caule uma grande variedade de seres vivos, tais como os moluscos, os crustáceos, as larvas de peixes, e muito mais, contribuindo com a vida.

Acima da água as suas flores, esbanjam perfumes variados atraindo alguns predadores que delas se alimentam, e entre as folhas também se encontram algumas presas de animais e aves famintas que por ali passam.

Quando na época das cheias, as águas se espalham além do leito normal dos pântanos, e levam toda força de fertilizantes que colaboram para adubar as terras ribeirinhas.

E como se não bastasse elas também podem ser aproveitadas para ornamentar muitos aquários espalhados nos lares deste mundão, ou então podem servir de matéria prima para as indústrias têxtil, ou até mesmo como alimento humano.

plantas aquaticas 1
plantas aquaticas 2
plantas aquaticas 3
plantas aquaticas 4
plantas aquaticas 5
plantas aquaticas 6
plantas aquaticas 7
plantas aquaticas 8
plantas aquaticas 9

Confira esses artigos
Plantas aquáticas de aquário
Reino das plantas, conheça mais
Plantas artificiais, dispensando cuidados
Plantas artificiais, para decorar
Plantas para jardim, opções variadas
Plantas do Cerrado, muitas variedades