Oscar Niemeyer, arquiteto ilustre

O homem de maior influencia na arquitetura moderna, Oscar Niemeyer, foi um dos grandes responsáveis pela construção de Brasília, estando hoje com mais de 100 anos.

Oscar nasceu no bairro de Laranjeiras no Rio de Janeiro, no dia 15 de dezembro de 1907, e durante sua juventude estava entregue a boêmia, frequentando o clube do Fluminense a Lapa e o Café Lamas, porém aos 21 anos casou-se com Anita Baldo e a partir daí largou da boêmia, e passou a trabalhar na oficina de tipografia do pai, voltando também aos estudos que havia largado.

Em 1929 ingressou na Escola Nacional de Belas Artes formando-se em 1934, e não contente com a arquitetura que vigorava na sua época, decidiu trabalhar sem remuneração em um escritório de arquitetura para aprender uma nova técnica arquitetônica.

Assim em 1937 lançou o seu primeiro projeto, a Obra do Berço no bairro da Lagoa, no Rio de Janeiro, uma arquitetura muito moderna. Esta obra foi inaugurada em 1938 e ainda está lá para quem quiser ver.

Oscar Niemeyer ainda projeta muitas outras obras, especialmente as de Brasília como o Palácio do Planalto, o Palácio da Alvorada, a Catedral de Brasília, o Congresso Nacional, e muitas outras não só na Capital federal, como em outros lugares também.

oscar niemeyer 1
oscar niemeyer 2
oscar niemeyer 3
oscar niemeyer 4
oscar niemeyer 5
oscar niemeyer 6
oscar niemeyer 7
oscar niemeyer 8
oscar niemeyer 9

Confira esses artigos
Fotos do Parque do Ibirapuera, em São Paulo
Turismo no Rio de Janeiro, cidade maravilhosa
fotos de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro
Luzes espanholas para cabelos, fotos
Clarisse Lispector, poetisa de valor
Charlie Sheen, ator americano