Aves aquáticas, muitas espécies

Conhecemos por aves aquáticas toda a espécie de ave que habita as águas ou pelo menos que vivem em regiões úmidas ou próximas da água.

Mesmo entre as espécies aquáticas encontramos algumas espécies que mesmo sofrendo alguns danos podem resistir por um bom tempo sem a presença de água como é o caso, por exemplo, de algumas espécies gansos e marrecos.

Em geral estas aves apresentam características diferentes de adaptação como os pés que em lugar dos dedos oferecem as barbatanas para facilitar a natação, além das pernas alongadas e bicos alongados em forma de uma espátula para melhor se alimentarem na água.

Estas aves também são providas de penas diferentes das outras aves, pois tem propriedade impermeabilizante, sendo que estas em quase toda a sua totalidade são formadas de queratina.

Além disso, elas possuem uma glândula chamada Uropigial perto da cloaca que secreta uma substancia composta de cera, gordura e óleo com água que impermeabiliza as penas, desta forma as penas mesmo na hora do mergulho destas aves não encharcam e rapidamente elas podem voar.

Entre as muitas espécies de aves aquáticas encontradas na natureza podemos citar; Cisne Negro, Cisne Branco, Ganso Maned, Ganso dos Andes, Marreco Carolina, Marreco Amazoneta, Marreco Guttata, entre muitas outras.

aves aquaticas 1
aves aquaticas 2
aves aquaticas 3
aves aquaticas 4
aves aquaticas 5
aves aquaticas 6
aves aquaticas 7
aves aquaticas 8

Confira esses artigos
Aves ornamentais, muitas variedades
Aves em extinção, ajude a evitar isso
Plantas aquáticas, importantes para a vida
Plantas aquáticas de aquário
Plantas para jardim, múltiplas espécies
Árvores frutíferas, cuidados na escolha